EFA - NÍVEL SECUNDÁRIO

Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA)
(qualificação de nível 3)


Destinatários


Se tem o 9º ano completo e pretende concluir o 12º ano, sem optar por nenhuma via profissional, o curso EFA Escolar é o ideal para si. Apenas os candidatos com idade igual ou superior a 18 anos podem frequentar um Curso EFA de nível secundário ministrado em regime noturno. Caso não possua ainda 18 anos mas esteja integrado no mundo laboral, também poderá inscrever-se.


Qual a certificação


Estes cursos, com a duração de dois anos, podem conferir uma dupla certificação (escolar e profissional), uma certificação apenas escolar ou apenas profissional. Neste caso, se concluir com aproveitamento o curso EFA Escolar que lhe propomos, obterá um Certificado de Qualificações que lhe confere habilitação escolar correspondente ao 12º ano.

No caso de não concluir o Curso EFA, verá registadas as Unidades de Competência (componente de formação de base dos cursos do ensino básico) e as Unidades de Formação de Curta Duração numa Caderneta Individual de Competências e obterá um Certificado de Qualificações discriminando as Unidades efetuadas. 

Prosseguimento de estudos 


Os adultos que concluam o ensino secundário através de cursos EFA e que pretendam prosseguir estudos estão sujeitos aos respectivos requisitos de acesso das diferentes modalidades de formação. A certificação escolar resultante de um Curso EFA de nível secundário permite-lhe o prosseguimento de estudos através de um Curso de Especialização Tecnológica ou de um curso de nível superior, mediante as condições definidas na Deliberação n.º 1650/2008, de 13 de junho, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, ou nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março (acesso ao ensino superior por maiores de 23 anos)


Plano Curricular do Curso


Área formativa: CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE


Liberdade e Responsabilidade Democráticas
Processos Sociais de Mudança
Reflexão e Crítica
Processos Identitários
Deontologia e Princípios Éticos
Tolerância e Mediação
Processos e Técnicas de Negociação
Construção de Projetos Pessoais e Sociais 


Área Formativa: SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CIÊNCIA



Equipamentos – princípios de funcionamento

Sistemas Ambientais
Saúde – comportamentos e instituições
Relações Económicas
Redes de Informação e de Comunicação
Modelos de Urbanismo e de Mobilidade
Sociedade, tecnologia e ciência – fundamentos  


Área formativa: CULTURA, LÍNGUA E COMUNICAÇÃO


Equipamentos – Impactos culturais e comunicacionais
Culturas Ambientais
Saúde – Língua e Comunicação
Comunicação nas Organizações
Cultura, Comunicação e média
Culturas de Urbanismo e mobilidade
Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação
Língua Estrangeira – iniciação
Língua Estrangeira- continuação 



Prazo de inscriçõesaté ao final do mês de dezembro.

2 comentários:

  1. Estes Cursos ainda estão a funcionar ? E que tenho 21 anos e pretendia completar o 12ºano mas não sei se esta e melhor opção.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Elton, infelizmente o Ministério acabou por não nos aprovar este curso. É uma boa forma de completar o 12º, sim, sobretudo se não tem intenção de prosseguir estudos. Se quer apenas matricular-se em algumas disciplinas, então tem mesmo de ir para o curso Recorrente de 12º ano. Quanto ao curso EFA, há mais escolas aqui no concelho de Sintra onde poderá inscrever-se. Penso que a Secundária de Santa Maria tem EFA secundário. Não deixe é de estudar.

    ResponderEliminar

Tem alguma dúvida, ou quer fazer alguma observação? Deixe aqui a sua mensagem!